terça-feira, 29 de março de 2011

Mario nunca foi uma raposa!


Raposa? Ursinho? Não, olhe com mais cuidado…
Mario 3 é um jogo muito maluco de um encanador hidráulico que através de um muito pra lá de bizarro se envolve em diversas confusões. Porém, para facilitar essa aventura, Mario pode ficar mais forte ao tocar em um cogumelo gigante, flor, pena, roupa de sapo… Enfim.
Mas o que me deixou sempre intrigado é quando ele tocava em uma fantasia de urso, quero deixar bem claro que a imaginação fazia parte desses jogos pois o console da época era o NINTENDO (NES), e saía voando pelo cenário como se tocasse em uma pena.
Também nunca entendi o que ele se transformava ao tocar em uma pena, mas pássaros possuem penas, então eu no mínimo aceitava a fantasia. Tanto que se eu comer um cogumelo gigante, eu não cresço. O que me deixava curioso é que ursos não voam. Até onde eu sei, pelo menos. Os da vida real não!
E ontem de tarde, conversando com uma guria tri massa, perguntei o que significava o Tanuki do sei nickname e para meu espanto, ela me respondeu da seguinte maneira:
  • Tanuki (タヌキ ou 狸) é uma espécie do Nyctereutes, família canídea típica do Japão. Faz parte da mitologia japonesa desde tempos antigos. O Tanuki místico é travesso e alegre, mestre no disfarce e na troca de formas.Fonte: Wikipedia
Tá, mas o que é a família canídea típica do Japão?! Oras, é uma família de mamífero parente do lobo, coiote, chacal, cachorro, raposa, que vive apenas em partes da Ásia, Europa e África. E no folclore japonês, são animais pra lá de supersticiosos e algumas pessoas acreditam que os bichanos possuem algum tipo de “poder místico”.
Se você não o conhece, apresento-lhe uma foto de um tanuki. Isto é um tanuki:

Olha que bichinho mais bonitchiiiinho…!!
E justamente por ele ser um animal místico no Japão, de certa forma, pode ser encontrado estátuas perto de estradas ou jardins domésticos. Estátuas como esta:

No jardim de casa até que fica bem legal, não?! Melhor que duende ou sapo.
Então, mais uma descoberta de Mario 3. Quando você estava trajando a fantasia do urso raposa tanuki e colocava para baixo, você transformava-se em uma estátua de tanuki. Não era uma simples rocha ou pedra com um cajado na mão. Lembra?
Viu só, o Shigeru Miyamoto até que não é tão maluco assim. É maluco, lógico, pois o cara inventou o universo do Mario e do Zelda também.

Fonte de pesquisa e créditos: http://leitedevaca.com/mario-nunca-foi-uma-raposa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário