terça-feira, 5 de abril de 2011

TOP GEAR 1, 2 E 3000 - QUASE 20 ANOS DE VIDA E DE MUITAS HISTÓRIAS




Olá galera, estou eu mais uma vez aqui pra falar um pouco mais sobre um jogo que marcou época no super nintendo, se trata da serie TOP GEAR, um jogo que chegou como um divisor de aguas, ja que nesta epoca nos tinhamos jogos muito fracos, e tinham aqueles que tentavam ser bons, e ai acabavam ficando muito chato, pois eram futuristas demais.



Pois bem no ano de 1992 a produtora japonesa Kemco lança para o então recem nascido Super Nintendo o jogo então batizado de Top Gear se tornou um sucesso de vendas, pois simulava uma corrida de carros de turismo, um feito para aquela época, ja que existiam jogos de corrida, mas sempre voltados para formula 1, me lembro como se fosse ontem, meu amigo André me chamando no portão de casa, ele estava tão empolgado que quase não conseguia falar direito, mas ele me explicou que tinha ido a uma locadora que tem aqui perto de casa, que nos batizamos o nome de portão vermelho, risos, bem original né, é que ela tinha um nome tão complicado de se lembrar que era mais facil dizer, portão vermelho, risos..
Ele estava tão animado com aquele jogo que eu quis muito ir ver e jogar o tão badalado Top gear, me lembro de chegar na locadora e pedir pro cara 1 hora, ate pensando na possibilidade do jogo não ser la estas coisas, mas quando começamos a jogar percebi que ele era diferente realmente de tudo o que ja tivera jogado, ele disponibilizava 4 carros para a gente escolher, e cada um deles possuia uma caracteristica que o deixava melhor ou pior se comparado aos demais, logo de cara eu quis escolher o carro vermelho, pois ele era o que



corria mais, porem o André disse, não escolha este não pois ele gasta muita gasolina, pois bem, resolvi contraria-lo e escolhi sim o vermelhinho, nossa quando começou a corrida aqueles graficos me deixaram babando, não era lindo maravilhoso, mas para os padrões da epoca era algo fantastico, diferente, com muitas cores,e uma musica de fundo que nos deixavam malucos, com a sensação de realmente estar pilotando aqueles carros em alta velocidade, nossa lembro que ele falava pra eu ficar esperto por que logo eu teria que entrar no pit stop para abastastecer o carro, como que é, como assim, pit stop? sim minha gente, eu



precisava abastecer o carro, e aquelo era uma mistura de algo bom com algo nunca antes visto, era muito real, e me deixava maluco, tanto que eu nem quis entrar no pit stop só para ver o carro parar por falta de combustivel, risos,,,ai o André começou a me ajudar a terminar a corrida, ele batia o tempo todo no meu carro, para ele se locomover,,risos,,,e oque era para ser uma hora de jogatina se tornou mais 2 horas, e depois renovamos por mais meia hora, ficamos lá ate nossos dedos começarem a doer ou o dinheiro acabar,,passado algum tempo minha mão comprou o Super Nintendo pra mim e eu fiz questão de correr até o portão vermelho só para alugar esta fita, nossa, liguei pro André e ele veio em casa e ficamos jogando quase que o dia todo, nossa bons tempos aqueles, até por que hoje em dia não vemos nenhum jogo assim, que nos prenda horas e horas sem nos cansar, e o principal que nos traga realmente diversao, temos hoje em dia a todo ano copias da mesma coisa, só com alguns ajustes aqui, outros ali,mas sempre é a mesma coisa, sei que muitos de vocês podem até ficar chateados comigo, mas pensem comigo, qual jogo hoje em dia que é considerado uma mudança significativa, eu estou por dentro de quase tudo que sai para os consoles de ultima geração e mesmo assim não me empolgo com nenhum deles, nem mesmo o Gran turismo 5, que é bom, mas é muito repetitivo, se você pegar um play 2 e jogar o Gran turismo 3 ou o 4 vai ver que no final é a mesma coisa que o 5...só mudando um pouco os graficos,,,pois bem voltando a falar de Top Gear, risos.
Eu Lembro que um ano depois em 1993 foi lançada a continuação de top gear, com o titulo de Top Gear 2,



a principio era pra ser uma evolução mas não foi bem assim que aconteceu, até por que algumas coisas foram alteradas, como o modelo dos carros, que passou a nao existir mais, e a jogabilidade passou a ficar mais travada, o mais interessante foi a opção de poder melhorar seu carro, pois conforme você vai ganhando as corridas você conquista dinheiro,$, e com dinheiro da para customizar sua caranga, modificando desde o motor, ate mesmo o turbo,


enfim na pratica é um excelente jogo, claro dentro dos seus moldes, mas mesmo com estas diferenças acaba não ofuscando seu potencial, eu na verdade joguei pouco este titulo, até por que meu primo Hugo adorava alugar eel quando eu ia na casa dele nas férias, ele tinha um mega drive 3, e eu até acho muito mais legal jogar top gear 2 no mega drive do que no snes, não sei por que, mas deve ser pelo fato do mega drive ter caprichado no grafico e no som, e principalmente na jogabilidade, o seu joystick era muito mais confortavel de se jogar do que o D-pad do joystick do snes, mas o tempo foi passando, e muita gente naquela epoca dizia que a serie terminaria no Top Gear 2,mas não, após 2 anos eis que



a fabricante Kemco no ano de 1995 resolve ressucitar a serie com o lançamento de Top Gear 3000, porem nem tudo saiu como esperava, até por que havia certas limitações quanto ao tamanho da memória,e quanto a parte grafica do console, não se podia fazer muita coisa com tao pouco, e ai começaram a cortar, começando com os modelos dos carros, que assim como na serie top gear 2 só existia um modelo, só mudando as cores,



é rapaziada, nem tudo são flores, mas o que eu achava mais legal nele era a possibilidade de viajar para outros planetas para correr, risos,,ja pensou se pudessemos fazer isto no mundo real, ta certo, eu sei, eu tambem nao gostei disto, mas fazer o que, mas o certo é que tirando as coisas estranhas que vinha neste jogo, eu até que me diverti muito, adorava jogar ele, e nao me cansava, a jogabilidade é ponto forte nesta versão,



se comparado aos anteriores, eu até estava muito afimd e comprar este jogo para relembrar um pouco mais a serie, mas o problema é o preço, e tambem a falta de opções no mercado, mas enfim, se algum de vocês tiverem este cartucho e estiverem afimd e me vender eu compro, só me mandar um e-mail que a gente faz o contato, bem galera, na verdade eu queria mesmo neste post fazer um catadão, e nao fazer uma analise, até por que, existem muitos blogs totalmente voltados para a serie, e com muitas homenagens, não é este meu intuito aqui neste blog, e sim, falar do que eu vivi, e relembrar um pouco da historia deste e de muitas outras séries que marcaram epoca, e nos deixaram saudades.






 Abraços a todos, e nao deixem de me seguir no twitter galera...







Um comentário:

  1. Jogaço o top gear, lembra muito minha infancia, em pensar que ele é baseado num história real, ate achei um video que fala disso https://www.youtube.com/watch?v=NDAFw4GmC_4

    ResponderExcluir